Memória Visual


        A memória visual nos possibilita registrar melhor e identificar  de forma instantânea a mensagem que está sendo repassada, se textual (transformada em símbolos) sua utilização é ainda mais facilitada! Em Janelas, ela nos proporciona identificar o caminho exato para o comando desejado. A janela gráfica facilita a interação do homem com a máquina. Este vídeo da cantora Katy Parry "ROAR", demonstra uma das diversificadas possibilidades adquiridas com o avanço tecnológico na transmissão/recebimento  de  mensagens! 




O ser humano possui capacidade inata para a memorização visual, “janelas” são uma ferramenta para se transitar entre o espacial e o textual, um espelho com potencial microscópico! O apelo à memoria espacial é parte essencial da interface gráfica contemporânea, boa parte de seus usuários acabam por transformar seu conhecimento  ‘automático’, pois é forte a presença de componentes espaciais, com por exemplo, o arranjo da letra do teclado QWERT ( são construídas  de tal forma para facilitar a utilização por seu usuário, justamente na memorização do lugar de cada tecla,e assim possibilitar a digitação rápida!)


       


  No entanto, ‘janelas’ são elementos  mais fluídos, mais portáteis, alteradas com apenas um clique do mouse; projetadas para ser maleáveis, mutáveis. Nossa memoria visual nos permite organizar informações textuais, em categorias definidas previamente, ou seja utilizamos informações textuais de maneira simbólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário